Olá,
Visitante
. Por favor
Entre
ou
Registe-se
se ainda não for membro.
Perdeu o seu
e-mail de activação?
Setembro 08, 2010, 21:12:02
3468
Mensagens em
776
Tópicos por
1415
Membros
Membro Mais Recente:
darioalves
Início
Ajuda
Pesquisa
Entrar
Registe-se
Código da Estrada.Net
|
Perguntas e Respostas
|
Dúvidas sobre o Código da Estrada
|
Algumas dúvidas
« anterior
seguinte »
Páginas:
[
1
]
Imprimir
Autor
Tópico: Algumas dúvidas (Lida 372 vezes)
Sundae
Newbie
Algumas dúvidas
«
em:
Fevereiro 18, 2010, 12:21:06 »
Viva. Tenho exame amanha e tenho algumas dúvidas de momento (maioritariamente devido a ratoeiras que me saem nos exames online). Cá vai:
1- Passagem DE peões e passagem PARA peões - qual é a diferença?
2- Enquanto aguardo abertura da passagem de nível com guarda, que luzes sou obrigado a acender de dia? E de noite?
3- Os eléctricos são considerados veículos prioritários?
4- Estando eu perante um entroncamento e um sinal de cedência de passagem, isso implica que eu deva ceder passagem a TODOS os veículos de ambos os lados? (Incluindo bicicletas?)
5- Estando um veículo (não-prioritário) em missão urgente de socorro (com os 4 piscas, portanto), pode ele ignorar o limite máximo de velocidade dentro e fora de localidades, bem como outras regras?
E pronto... são essas as que me fazem maior confusão. Ainda vou tentar esclarecer isso na aula de código ao fim do dia, mas queria ficar já com uma ideia :-)
Obrigado.
Registado
NetScorpium
Membro Ouro
Re:Algumas dúvidas
«
Responder #1 em:
Fevereiro 18, 2010, 14:43:30 »
Ena, vamos lá rever os conhecimentos de CE. Para não o baralhar, vou responder-lhe apenas às que tenho quase a certeza que estão correctas:
Passagem de peões é o que se designa vulgarmente por "passadeiras". Passagem para peões são sítios criados especificamente para a sua passagem (ex. ponte pedonal, Ecopista, etc.).
Na ausência de sinais que regulem a prioridade, sim são prioritários.
4- Estando eu perante um entroncamento e um sinal de cedência de passagem, isso implica que eu deva ceder passagem a TODOS os veículos de ambos os lados? (Incluindo bicicletas?)
Sim.
5- Estando um veículo (não-prioritário) em missão urgente de socorro (com os 4 piscas, portanto), pode ele ignorar o limite máximo de velocidade dentro e fora de localidades, bem como outras regras?
Não tenho a certeza, mas não me parece que o possa fazer.
Boa sorte para o exame e quando tiver a ambicionada carta, lembre-se de por em prática os conhecimentos adquiridos, assim como uma boa dose de BOM SENSO e será certamente um bom condutor.
Registado
rucsantos
Membro Bronze
«
Responder #2 em:
Fevereiro 20, 2010, 10:21:33 »
Citação de: Sundae em Fevereiro 18, 2010, 12:21:06
Viva. Tenho exame amanha e tenho algumas dúvidas de momento (maioritariamente devido a ratoeiras que me saem nos exames online). Cá vai:
Art.º 19, sinais A16a e A16b , Dec.Regulamentar 22- A/98( R.S.T)
2- Enquanto aguardo abertura da passagem de nível com guarda, que luzes sou obrigado a acender de dia? E de noite?
Luzes de presença( vulgo minimos), artº 61, nº 1 , al. a) do C.E.
Art.º 32, nº 2 do C.E. com remissão ao Art. º 31 do C.E.
Art. 21, sinal B1, Dec. Regulamentar 22-A/98( vulgo R.S.T.)
Pode desde que cumpra o Art. 3º do C.E. mais o art. 64º do C.E.
E pronto... são essas as que me fazem maior confusão. Ainda vou tentar esclarecer isso na aula de código ao fim do dia, mas queria ficar já com uma ideia :-)
Esta é a minha opinião mas do que já vi na net, os testes deixam muitas dúvidas na escolha certa para determinada situação. Deves ter calma a analisar a pergunta e se tiver fotografia por vezes torna-se mais difícil escolher a resposta adquada. Só um aparte, uma vez a fazer um teste do imtt on-line numa situação descrita por fotografia para mim as três situações estavam correctas por isso muita atenção e boa sorte.
Obrigado.
Registado
jotaquim
Membro Ouro
«
Responder #3 em:
Fevereiro 24, 2010, 23:58:37 »
Provaelmente o exme correu bem... Mas ATENÇÃO:
Questão Nº 1 (responderei sucintamente, com simplicidade...)
PASSAGEM DE peões é um sinal de perigo. PASSAGEM PARA peões é um sinal de informação, aquele está antes e este junto da "passadeira"
Questão Nº 2
De dia n liga qualquer luz! De noite ao aproximar-se liga MÉDIOS e qd PARA liga MÍNIMOS
Questão Nº 3
Os eléctricos NÃO são considerados veículos prioritários mas SIM veículos com prioridade nos cruzamentos . Se fossem prioritários tinham uma luz azul e circulariam em missão URGENTE de socorro...
Questão Nº 4
Neste caso a sua resposta tá correcta.
Questão Nº 5
Que confusão!!!! É que não existem veículos não-prioritários em missão urgente de socorro! Um PRIORITÁRIO é aquele que precisamente transita em Missão Urgente de socorro assinalando ADEQUADAMENTE a sua marcha! SE for um veículo Particular e prioritário (era o que vc queria dizer!) ele pode (depois de tomar devidas precauções) não cumprir as regras e sinais de trânsito, portanto... só n pode desobedecer às ordens dos agentes!
Finalmente: Um prioritário, sendo particular, assinala a MARCHA de URGÊNCIA alternando sinais de Luzes, médios/máximos sem provocar encandeamento... AS luzes de Perigo (4 piscas) é outra história....
Registado
Páginas:
[
1
]
Imprimir
Código da Estrada.Net
|
Perguntas e Respostas
|
Dúvidas sobre o Código da Estrada
|