Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?
Julho 29, 2010, 15:17:21
3255 Mensagens em 737 Tópicos por 1364 Membros
Membro Mais Recente: táté
Código da Estrada.Net  |  Ponto de Encontro  |  Discussão de Mesa  |  Acidente com sinal de STOP « anterior seguinte »
Páginas: [1]
Autor Tópico: Acidente com sinal de STOP  (Lida 73 vezes)
MMArquesPinto
Membro Bronze
**

« em: Julho 26, 2010, 13:23:00 »

Na passada 6ª feira sofri um acidente e a sujeita que "supostamente" tem culpa não se quis dar como culpada. Tive de chamar a Polícia e agora tenho receio que me prejudiquem apesar do meu marido dizer que "ela tinah um stop e não o respeitou". Então foi assim...eu ia na minha faixa de rodagem, em recta, á frente existe um cruzamente que quem vem da direita tem um sinal de STOP, e quem vem no sentido oposto ao meu tem sinal de cedencia de passagem para virar à esquerda. Vi que uma carrinha não cumpriu com o sinal de cedencia de passagem e reduzi deixando-a passar sem problema, mas quando a carrinha saiu da minha via estava lá a senhora que devia ter ficado parada no STOP. Ao ver que ia bater na porta da condutora tentei virar o máximo para a minha direita no âmbito de evitar o acidente, mas mesmo assim foi embater na parte laterar traseira da  senhora. A minha duvida é...o facto de lhe ter batido na parte lateral mais atrás faz de mim culpada de alguma coisa? Apesar de eu o ter feito porque quis evitar um choque frontal na porta da condutora? Gostava que me ajudasssem por favor. Obrigada. MG
Registado
nortuga
Membro Bronze
**

« Responder #1 em: Julho 26, 2010, 14:48:08 »

O código da estrada é muito claro neste aspecto.STOP parar e ceder passagem a todos os veículos que se apresentem quer pela direita ou pela esquerda.
O facto de ter "batido"mais atrás julgo não ser importante,mais importante será  o sítio onde terá ocorrido o acidente:Dentro da sua fila de trânsito,na fila contrária ou na berma.
O que acontece é que as seguradoras às vezes se aproveitam desses factos para desviarem a "água do capote".
Neste caso e a fazer fé no que conta não será dificil a decisão ser em seu favor.
Registado
MMArquesPinto
Membro Bronze
**

« Responder #2 em: Julho 26, 2010, 15:18:11 »

O choque foi todo na minha via...e por acaso nesse ponto ficamos as duas em acordo quando a policia colocou essa questão. O meu receio é mesmo esse das seguradoras....enfim...vamos ver se resolvemos tudo pelo melhor. Obrigada pela resposta. Melhores cumprimentos. MG
Registado
Garcia Cruz
Membro Prata

« Responder #3 em: Julho 26, 2010, 16:16:40 »

Tudo indica que a razão lhe assiste a si. Porém nestas coisas dos acidentes, como diz o povo "junto ao pano é que se talha a obra". Eu já sofri um acidente que a ninguém devia oferecer dúvidas. Contudo as seguradoras (minha e do terceiro) atribuiram-me 75% de responsabilidade. O assunto teve que ser resolvido em tribunal por minha decisão, tendo para o efeito que contratar um advogado. Ao fim de dois anos fui considerado isento de qualquer responsabilidade.É claro que mudei de seguradora...

Desejo  que tudo lhe corra bem.
Registado
MMArquesPinto
Membro Bronze
**

« Responder #4 em: Julho 26, 2010, 16:37:55 »

Sim, por vezes as seguradoras são uma "má surpresa" para nós...falei com o meu mediador que me respondeu "eu hoje não vou ao escritório, envie-me isso amanhã!"...enfim...não tenho carro para trabalhar, tive de pedir um emprestado a uma pessoa amiga, quero resolver o assunto e "amanhã logo se vê!"...bom vou ver como resolvo esta situação...agora primeiro que seja feita a peritagem...Obrigada pelas respostas. Cumprimentos. MG
Registado
NetScorpium
Membro Ouro

« Responder #5 em: Julho 26, 2010, 16:55:58 »

Se é assim como diz e a polícia colocou no auto de acidente que lá existe um sinal "STOP" que a outra condutora ignorou não respeitando a paragem obrigatória, à partida pode ficar sossegada que a culpa não é sua.
Registado
MMArquesPinto
Membro Bronze
**

« Responder #6 em: Julho 26, 2010, 17:13:06 »

Eu também acho que a culpa não é minha porque ela é que não respeitou o sinal...mas nunca fiando...!O meu receio era mesmo por me ter tentado desviar e ter embatido na parte mais atrás do carro dela. Bom vamos ver o que as seguradoras dizem...fiquei entretanto a saber que a sujeita já teve vários acidentes...Meu Deus!Cumprimentos a todos. MG
Registado
Red Label
Moderator

« Responder #7 em: Julho 27, 2010, 08:28:59 »

Na passada 6ª feira sofri um acidente e a sujeita que "supostamente" tem culpa não se quis dar como culpada. Tive de chamar a Polícia e agora tenho receio que me prejudiquem apesar do meu marido dizer que "ela tinah um stop e não o respeitou". Então foi assim...eu ia na minha faixa de rodagem, em recta, á frente existe um cruzamente que quem vem da direita tem um sinal de STOP, e quem vem no sentido oposto ao meu tem sinal de cedencia de passagem para virar à esquerda. Vi que uma carrinha não cumpriu com o sinal de cedencia de passagem e reduzi deixando-a passar sem problema, mas quando a carrinha saiu da minha via estava lá a senhora que devia ter ficado parada no STOP. Ao ver que ia bater na porta da condutora tentei virar o máximo para a minha direita no âmbito de evitar o acidente, mas mesmo assim foi embater na parte laterar traseira da  senhora. A minha duvida é...o facto de lhe ter batido na parte lateral mais atrás faz de mim culpada de alguma coisa? Apesar de eu o ter feito porque quis evitar um choque frontal na porta da condutora? Gostava que me ajudasssem por favor. Obrigada. MG

A senhora deixou passar a carinha e quando "iniciou" [ diz que abrandou e retomou ] a marcha diz que estava lá o outro veículo . Portanto só viu já mesmo o outro veículo quando a carrinha lhe fez retomar a visibilidade .
Isto leva-me a PRESUMIR que enquanto a carrinha passava pela sua frente ficou sem ângulo de visibilidade da tal via sinalizada com STOP e do veículo em questão . Logo , não poderá saber se o outro veículo parou ao STOP e depois iniciou a sua marcha “protegido” pela carrinha que passava .

Atenção à trajectória do seu veículo e aos pontos de embate , que são fundamentais neste caso .

Não sei se me faço entender, mas há situações destas , que pela razão da sua existência tiram-nos toda e qualquer razão .

Boa sorte
Registado

MMArquesPinto
Membro Bronze
**

« Responder #8 em: Julho 27, 2010, 10:14:21 »

Bom dia,
Sim supostamente a condutora do veículo que não cumpriu com o STOP achou que podia passar uma vez que a carrinha passou á minha frente e a outra condutora não me viu. Mas mesmo assim...STOP é STOP...é parar obrigatoriamente para todos os veículos passarem.
E sim entendo o seu ponto de vista. Daí a minha dúvida. Só espero não ser prejudicada por uma sujeita que pensou que não vinha lá nenhum carro.
Cumprimentos. MG
Registado
Red Label
Moderator

« Responder #9 em: Julho 27, 2010, 10:48:05 »

Bom dia,
Sim supostamente a condutora do veículo que não cumpriu com o STOP achou que podia passar uma vez que a carrinha passou á minha frente e a outra condutora não me viu. Mas mesmo assim...STOP é STOP...é parar obrigatoriamente para todos os veículos passarem.
E sim entendo o seu ponto de vista. Daí a minha dúvida. Só espero não ser prejudicada por uma sujeita que pensou que não vinha lá nenhum carro.
Cumprimentos. MG

Para a poder ajudar , porque o seu caso não será assim tão simples como inicialmente poderá julgar,vou-me colocar na pele do perito e transcrever os pontos [ apenas as transcriçõe retiradas dos seus textos ] que considero essenciais, para a minha interpretação sobre o acidente .

1. ...eu ia na minha faixa de rodagem, em recta, à frente existe um cruzamento que quem vem da direita tem um sinal de STOP, e quem vem no sentido oposto ao meu tem sinal de cedência de passagem para virar à esquerda.

2. Vi que uma carrinha não cumpriu com o sinal de cedência de passagem e reduzi deixando-a passar sem problema, mas quando a carrinha SAIU DA MINHA VIA ESTAVA LÁ a senhora que devia ter ficado parada no STOP.

3. Ao ver que ia bater na porta da condutora tentei virar o máximo para a minha direita no âmbito de evitar o acidente, mas mesmo assim fui EMBATER na PARTE LATERAL TRASEIRA da  senhora.

4. … SUPOSTAMENTE a condutora do veículo que não cumpriu com o STOP achou que podia passar uma vez que a carrinha passou à minha frente e a OUTRA CONDUTORA NÃO ME VIU .

A carrinha vindo do mesmo perfil de circulação que o seu, atravessou-se à sua frente e virou para a esquerda, neste caso à sua direita. A velocidade nestas circunstâncias, [ da carrinha] seria reduzida e o tempo aqui [ para intersectar ]  teria sido feito numa estimativa nunca inferior a 15/20 segundos, para terminar a mudança de via mesmo que não em perpendicular .
Enquanto a carrinha fazia à sua frente a manobra de mudança de direcção ter-lhe ia retirado, por algum tempo, a visibilidade . Não só ma si mas e também ao outro veículo que apareceria à sua frente, vindo da via à sua direita, provida de sinal STOP . Este outro condutor, poderia obviamente ter parado já ao sinal STOP e depois reiniciado a sua marcha enquanto a carrinha fazia a respectiva manobra já enunciada . Assim, não deixou de cumprir com o que o CE determina  e, aliás teve tempo suficiente para isso [ parar e arrancar ] . Depois seguramente que você estaria muito mais concentrada no atravessamento da carrinha do que em outro ponto qualquer da via .
Quando a carrinha lhe deixa a via livre, o seu veiculo prossegue a marcha e vai encontrar pela frente o veículo que até ali não tinha sido visto . A visualização entre ambos os veículos teria sido nula até ali . Na iminência do embate na porta do outro condutor , como diz, desvia a sua trajectória e embate já na retaguarda do veículo em questão. É que um embate desta natureza pressupõe sempre um atraso do seu veículo em relação à entrada no campo de intersecção .

Em face destes 4 pontos e, só mesmo na base dessas transcrições , sendo que o perfil da via e o conhecimento do mobiliário urbano , no local, poderia aqui satisfazer alguma outra informação complementar para a interpretação que agora faço, eu não hesitaria em atribuir-lhe alguma culpa no acidente .

NOTA : Talvez daqui possa colher alguns ensinamentos e “alinhar” convenientemente a sua versão, se for caso disso ,quando confrontada com a decisão das seguradas envolvidas .

Boa sorte
Registado

MMArquesPinto
Membro Bronze
**

« Responder #10 em: Julho 27, 2010, 15:20:29 »

Vamos deixar os VERDADEIROS peritos decidirem sobre o processo.
A verdade é que até agora nenhum me culpou de nada. A Policia também esteve no local e o facto de existir um STOP poderá sempre dizer muita coisa. E se de facto fosse assim tudo tão simples, eu teria parado o meu carro e deixava a outra senhora seguir com a vida dela, pois não é de meu interesse ter o meu veículo danificado.
Subscrevo-me.MG
Registado
Red Label
Moderator

« Responder #11 em: Julho 27, 2010, 17:09:13 »

Vamos deixar os VERDADEIROS peritos decidirem sobre o processo.
A verdade é que até agora nenhum me culpou de nada. A Policia também esteve no local e o facto de existir um STOP poderá sempre dizer muita coisa. E se de facto fosse assim tudo tão simples, eu teria parado o meu carro e deixava a outra senhora seguir com a vida dela, pois não é de meu interesse ter o meu veículo danificado.
Subscrevo-me.MG

Ao expor aqui o relato do seu acidente, pressupõe de imediato estar sujeita ás opiniões do fórum . E depois foi mesmo para colher essas opiniões que aqui veio .
Há aqui peritos VERDADEIROS e muitos mais do possa imaginar .

Transcrevo a minha nota do anterior post :
NOTA : Talvez daqui possa colher alguns ensinamentos e “alinhar” convenientemente a sua versão, se for caso disso ,quando confrontada com a decisão das seguradas envolvidas .

Pretendi ajudá-la, caso não tenha reparado . E, embora não o saiba , foi uma ajuda VERDADEIRA,  REAL e PROFISSIONAL e não se iluda pelo facto de ter estado um polícia no local ...

... mesmo que a PSP tenha estado no local e, levantado por isso um auto de ocorrência [ BOLETIM DE OCORRÊNCIA DE ACIDENTE DE TRÂNSITO ] do acidente , este vale apenas como auxiliar de depoimento , sendo que a cada condutor assiste a sua narrativa e demais informações complementares , lavradas pelos intervenientes no próprio auto de ocorrência . A autoridade , se chamada ao local,  não deve emitir opinião sobre a culpabilidade do acidente , limitando-se apenas a documentar a ocorrência , com todos os elementos disponíveis e tidos como necessários para o fim em vista . As circunstâncias  que envolveram então o acidente serão depois e livremente apreciadas quer pelas seguradores envolvidas quer pelo Tribunal , quando for caso disso , para apuramento de responsabilidades .

Boa sorte
Registado

Páginas: [1]
Código da Estrada.Net  |  Ponto de Encontro  |  Discussão de Mesa  |  Acidente com sinal de STOP « anterior seguinte »
    Ir para: