Tim
Newbie
|
 |
« em: Junho 19, 2007, 15:11:29 » |
|
No natal de 2006 fui parado pela polícia e detido por conduzir embriagado (festa da empresa, regresso a casa de carro – sim eu sei que foi uma grande estupidez! A nunca mais repetir!).
No tribunal fui condenado a 3 meses sem carta. Na altura (final de Dezembro) a Juíza disse que a sanção deveria entrar em vigor no final de Janeiro devido às férias de Natal.
Passados 6 meses nunca mais tive qualquer espécie de contacto do tribunal. Não deveriam ter-me enviado algum tipo de notificação a fim de ir entregar a carta?
Entretanto, perdi a carteira (na qual estava a referida carta de condução e mais uma série de documentos importantes) e fui à Loja do Cidadão pedir uma carta nova. Sendo estrangeiro residente em Portugal, disseram-me para ir primeiro ao SEF pedir uma nova autorização de residência (que serve de documento de identificação para estrangeiros), que demorou uns bons 3 meses a ser emitido. De regresso à Loja do Cidadão, pedi finalmente uma nova carta de condução. Isto aconteceu na semana passada. Neste momento tenho uma guia que me permite conduzir durante 3 meses.
No outro dia em conversa com um amigo, este disse-me que o tribunal não envia notificação nenhuma, que sou eu o responsável por ir à policia da minha zona entregar a carta e que, como já passou tanto tempo, posso ser acusado de crime de desobediência ao tribunal. Isto é verdade? Não tinha a mínima intenção de desobedecer à ordem do tribunal, mas parti sempre do princípio de que receberia pelo correio uma notificação para entregar a carta. Pensei que a demora se devesse aos atrasos nos serviços da DGV ou do tribunal (de que tanto se ouve falar na comunicação social).
Por outro lado, tendo entretanto perdido a carta original e pedido uma nova, e tendo neste momento uma guia, e não o documento original, gostaria de saber o que fazer nesta situação?
Devo entregar o mais rapidamente possível a guia na polícia? Ou devo esperar que me enviem e nova carta e depois entregá-la? Para além disso, a que polícia devo entregar a carta, GNR, PSP, BT,…?
A que tipo de punição extra (para além da apreensão da carta) posso ser sujeito neste caso?
Na altura do julgamento, também me disseram que seria multado em 370 euros. Isso também sou eu que devo ir pagar ou espero que me enviem para casa uma notificação?
Estou extremamente confuso e preocupado com este assunto e toda a ajuda será muito bem vinda!
Obrigado
|